Promover a leitura é uma das funções principais das Bibliotecas Públicas. Não há programa de actividades que não lhe dedique algum espaço. É a promoção de leitura para crianças do 1º ciclo, a promoção da leitura para jovens, a promoção da leitura para o público em geral...Mas quem faz uma efectiva avaliação da qualidade das actividades desenvolvidas. E quais são os critérios de sucesso? Onde estão as actividades de promoção da leitura que fazem a diferença? Aquelas que nos lançam para a leitura de um livro, que nos fazem pensar, que nos fazem sentir que vale mesmo a pena trabalhar nesta área.
O trabalho desenvolvido pela Andante - Associação Cultural merece aqui um destaque particular, pela originalidade, pelo profissionalismo, pela qualidade, pela diferença.
As Bibliotecas Públicas deverão estar gratas por existirem profissionais que promovem a leitura com esta dedicação, empenho e know-how. Espectáculos como o Amnésia deviam ser quase obrigatórios para todos os utilizadores com mais de 16 anos. E que debates estimulantes em clubes de leitura não poderiam proporcionar.
Talvez fosse necessário que alguém fizesse um trabalho sério de análise objectiva do mar de actividades que por aí vai e tirasse conclusões.
ResponderEliminarObrigada pelo reconhecimento do meu blogue.
Maria Almira Soares